DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

Palabras clave:

Curso de Pedagogia, Literatura filosófica, Subjetivação docente

Resumen

Esse artigo objetiva discutir os usos que se faz da literatura em um curso de Pedagogia no Estado do Rio Grande do Sul, e de que modos se atravessam na constituição desses professores em formação. Para tanto, foi realizada análise documental a partir das caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação (1957) até os dias atuais, bem como foi analisado encontros de grupo focal com acadêmicos matriculados nesse mesmo curso. Tivemos como fio condutor os conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault. A partir do exame desses materiais, um dos modos de lidação com a literatura possível de ser descrito em suas regularidades foi o que denominamos de uma ‘literatura filosófica’, quando se opta por alguns textos para se pensar em figuras de mestres, enfocando a constituição docente. Pode-se evidenciar, mesmo com um tom mais utilitarista aumentando nas últimas décadas, a força da literatura como possibilidade de uma prática de si na formação docente.

Palavras chave: Curso de Pedagogia; Literatura filosófica; Subjetivação docente.

Biografía del autor/a

Francieli Corbellini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS

Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS

Betina Schuler, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Escola de Humanidades - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Corbellini, F., & Schuler, B. (2021). DE UMA LITERATURA FILOSÓFICA COMO PRÁTICA DE SI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Literatura Em Debate, 15(27), 109–127. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4007