LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

Palabras clave:

Leitura Literária. Formação de Leitores. Ensino Fundamental. Machado de Assis, Dalton Trevisan.

Resumen

A leitura do texto literário canônico ainda é uma prática de difícil implementação nas escolas da educação básica, seja pela falta de acervo, seja pelas ausência de práticas de mediação. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de formação de leitores voltada para estudantes do 9o ano, centrando-se na exposição de práticas relativas a dois contos: “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan. A partir dos resultados do projeto, realiza-se uma análise dos efeitos que a mediação pode produzir na formação de leitores mais críticos e conscientes, habilitados a melhor aproveitar o potencial criativo e reflexivo oferecido pela literatura canônica. A proposta de mediação e a análise de seus resultados baseiam-se, primordialmente, em estudos realizados por Jouve (2013), Rouxel (2013), Colomer (2007) e Andruetto (2017).

Biografía del autor/a

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Docente da Universidade Estadual de Londrina. Atua na graduação do curso de licenciatura em Letras e nos programas de pós-graduação PPGEL e PROFLETRAS. Realiza pesquisas voltadas para o campo da leitura, do ensino de literatura e da formação de docentes de literatura e leitura.

Tatiele Jesus Faria, SEED/PR

Mestre em Letras, pelo PROFLETRAS-UEL, professora da educação básica, na Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Publicado

2022-06-22

Cómo citar

Lima, S. O., & Faria, T. J. (2022). LEITURA DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Literatura Em Debate, 16(28), 22–44. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3974