CLARICE LISPECTOR: LITERATURA, PENSAMENTO, ANIMALIDADE

Autores/as

  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Luiz Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palabras clave:

Clarice Lispector, Literatura, Pensamento, Animalidade

Resumen

Na esteira da reflexão, ao modo derridiano, que concebe a ficção de Clarice Lispector não como uma literatura filosófica, mas, antes, como uma “literatura pensante”, conforme proposto por Nascimento (2015), este artigo investiga o liame entre literatura, pensamento e animalidade no romance A paixão segundo G.H. Nesta proposta de leitura calcada no esgarçamento das fronteiras entre os discursos literário e filosófico, o objetivo precípuo consiste em examinar em que medida a literatura clariciana configura uma poética que suscita novas formas de ser, agir e pensar. Para tanto, adotamos como balizamento teórico desse exercício hermenêutico a perspectiva de Derrida em torno da questão animal, bem como de outros filósofos e críticos literários que desmantelam a antinomia entre humanidade e animalidade. A exegese da obra permite concluir que a escritora brasileira, ao romper essa cisão supostamente ontológica, ressignifica a relação humano/animal, historicamente clivada por uma gramática normativa norteadora da lógica metafísica e binária que baliza nossos regimes de significação.

Biografía del autor/a

Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Estudos Literários (Teoria da Literatura e Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua nos níveis educacionais técnico e superior.

Luiz Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Programa de Pós-graduação em Linguagens, da mesma instituição.

Publicado

2020-04-07

Cómo citar

Sousa, R. E. dos S., & Lopes, L. (2020). CLARICE LISPECTOR: LITERATURA, PENSAMENTO, ANIMALIDADE. Revista Literatura Em Debate, 14(26), 179–190. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3392