EMBATES EM TORNO DA ESCRAVIDÃO E DO RACISMO: O PASSADO E O PRESENTE EM DIÁLOGO

Autores/as

  • Regina Célia Lima Xavier
  • Felipe Rodrigues Bohrer Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Racismo, Escravidão, Pós-abolição, Afrodescendentes, Rio Grande do Sul, Fotografia

Resumen

Este artigo tem por objetivo propor reflexões sobre a experiência da escravização e pós-abolição no Rio Grande do Sul, analisando fotografias produzidas entre meados do século XIX e primeiras décadas do século XX, em sua maioria realizadas na cidade de Porto Alegre. Estas fontes iconográficas não são meras ilustrações deste passado e traduzem várias e conflitantes formas de se representar estas práticas sociais. Tomando como ponto de partida tensionamentos públicos sobre representações preconceituosas na contemporaneidade, assim como a discussão das definições jurídicas sobre o trabalho escravo contemporâneo, este breve texto procura demonstrar que o racismo subjaz não apenas como uma herança do passado, mas principalmente como uma ressignificação deste passado nas experiências do presente.

Biografía del autor/a

Felipe Rodrigues Bohrer, Universidade Federal Fluminense

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor de História na EMEF Pernambuco, Canoas/RS.

Publicado

2019-06-25

Cómo citar

Lima Xavier, R. C., & Bohrer, F. R. (2019). EMBATES EM TORNO DA ESCRAVIDÃO E DO RACISMO: O PASSADO E O PRESENTE EM DIÁLOGO. Revista Literatura Em Debate, 13(24), 15–34. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3278