ESCRAVIDÃO, MEMÓRIA E LIBERDADE EM BAÚ DE OSSOS, DE PEDRO NAVA
Palabras clave:
Pedro Nava. Memórias. Escravidão.Resumen
O que mudou na vida diária dos escravos africanos e seus descendentes após a lei de 13 de Maio de 1888 entrar em vigor no Brasil? A partir desse contexto, este ensaio pretende discutir o tópico da escravidão no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, na construção literária de Baú de ossos (1974), volume inicial das memórias de Pedro Nava, com o objetivo de discutir tópicos como escravidão, defesa do movimento abolicionista, preconceito racial e tráfico de escravos, expondo o enfoque da família paterna do escritor. A análise histórico literária dos excertos selecionados sugere os eventos significativos e fatores que moldaram a memória cultural da escravidão para essa família.Descargas
Publicado
2019-06-25
Cómo citar
Gabriel, M. A. R. (2019). ESCRAVIDÃO, MEMÓRIA E LIBERDADE EM BAÚ DE OSSOS, DE PEDRO NAVA. Revista Literatura Em Debate, 13(24), 35–46. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3241
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.