MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: UMA LEITURA DO ROMANCE DE JULIÁN FUKS

Autores/as

  • Vanderléia de Andrade Haiski Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Romance. Memória. Resistência. Ditadura Militar.

Resumen

O romance A resistência (2015), do escritor brasileiro Julián Fuks, conta a história do narrador-personagem que busca resgatar seu passado e da sua família, especialmente de seu irmão adotivo, exilados no Brasil durante a ditadura Argentina. Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos sobre a memória e a resistência. Este estudo é de cunho bibliográfico e analítico. Maurice Halbwachs, Alfredo Bosi e Tânia Pelegrini são alguns dos estudiosos que servirão de base para este estudo. A resistência, no romance de Fuks, se dá principalmente como tema, o que também não exclui a resistência como forma.

Biografía del autor/a

Vanderléia de Andrade Haiski, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras: Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Unijuí-Campus Ijuí. Especialista em Língua e Cultura Inglesa pela URI-Campus Santo Ângelo. Mestre em Letras:Literatura Comparada pela URI-Campus Frederico Westphalen. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

de Andrade Haiski, V. (2018). MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: UMA LEITURA DO ROMANCE DE JULIÁN FUKS. Revista Literatura Em Debate, 12(23), 80–90. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3017