A ESCRITA RIZOMÁTICA: PARA UMA LEITURA D’O ESPLENDOR DE PORTUGAL, DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Autores/as

  • Camila Savegnago Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Trentin Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Romance português contemporâneo, António Lobo Antunes, Rizoma

Resumen

A ficção de António Lobo Antunes tem sido amplamente estudada nos meios acadêmicos do Brasil e de Portugal ao longo dos últimos anos. As muitas peculiaridades de sua escrita romanesca: multiplicação de planos memorialísticos, diversificação de vozes e perspectivas narrativas, imbricamento de níveis espaço-temporais distintos, aliadas a problemáticas históricas e existenciais, são alguns dos pontos que mais despertam o interesse dos pesquisadores. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar a narrativa de O esplendor de Portugal com base no conceito de rizoma desenvolvido por Deleuze e Guattari, propondo, assim, uma nova leitura possível à ficção antuniana. 

Biografía del autor/a

Camila Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Estudos Literário pela Universidade Federal de Santa Maria (2017)

Raquel Trentin Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

Savegnago, C., & Trentin Oliveira, R. (2017). A ESCRITA RIZOMÁTICA: PARA UMA LEITURA D’O ESPLENDOR DE PORTUGAL, DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES. Revista Literatura Em Debate, 12(22), 144–161. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2795