LEITURA NA ESCOLA – ENTRE A DEMOCRATIZAÇÃO E O CÂNONE
Resumen
A leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitutiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o impasse decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.