DE VOZES E SUSSUROS: A CASA, A MENSAGEM E A RESISTÊNCIA ANTICOLONIAL

Autores/as

  • Daniel Conte Universidade Feevale.
  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale
  • Jéssica Schmitz Universidade Feevale

Palabras clave:

Casa do Estudante do Império. Boletim Mensagem. Resistência anticolonial.

Resumen

O artigo evidencia a importância da Casa dos Estudantes do Império, de Lisboa, nos anos 40 do séc. XX, que possibilitou a reunião de estudantes oriundos das colônias portuguesas. Naquele espaço, a partir da literatura, publicada no Boletim Mensagem, organizou-se uma série de movimentos culturais e literários que, mais tarde, sistematizaram-se nos movimentos de luta anticolonial. Vale-se de estudos de Manuel Ferreira, Claudia Castelo, Laura Padilha, Jane Tutikian, Rita Chaves e Tânia Macêdo.

Biografía del autor/a

Daniel Conte, Universidade Feevale.

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana, pela UFRGS. Professor do Curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras e do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Tutor PET-Interdisciplinar MEC/FNDE.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Doutora em Letras e Linguística pela PUCRS. Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e professora do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Jéssica Schmitz, Universidade Feevale

Mestranda no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Publicado

2016-02-07

Cómo citar

Conte, D., Kunz, M. A., & Schmitz, J. (2016). DE VOZES E SUSSUROS: A CASA, A MENSAGEM E A RESISTÊNCIA ANTICOLONIAL. Revista Literatura Em Debate, 9(17), 177–191. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2013