O OLHAR DO ESTRANGEIRO AUSENTE: O DISCURSO COLONIAL SOBRE O BRASIL EM THE FATE OF A CROWN DE FRANK BAUM

Autores/as

  • Divanize Carbonieri Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palabras clave:

Cuiabá. Discurso colonial. Emancipação feminina. Homossexualidade. Frank Baum.

Resumen

Em The fate of a crown (1905), Frank Baum escolhe Cuiabá como cenário de uma intriga política em torno da Proclamação da República do Brasil em 1889. Mas essa é também a história de um estrangeiro, um norte-americano, e de suas impressões sobre o Brasil. Ainda que tenha selecionado como seu narrador-protagonista um viajante a Cuiabá, Baum apresenta descrições nada precisas da cidade, parecendo basear-se mais numa ausência, numa falta de relatos de primeira mão sobre ela. Contudo, um discurso colonial sobre o Brasil é elaborado nessa narrativa. No início, é uma visão fundamentada em e estereótipos negativos, mas essa imagem vai sendo gradualmente alterada. O objetivo deste artigo é demonstrar a transformação que ocorre no discurso colonial presente nessa obra, ocasionada pelas experiências do narrador-protagonista no Brasil. Além disso, também é explicitado o modo como Baum utiliza esse cenário remoto nos trópicos para tratar de temas como a emancipação feminina e a homossexualidade.

Biografía del autor/a

Divanize Carbonieri, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora-adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do grupo de pesquisa LAALID - Literaturas Africanas e Afrodescendentes de Língua Inglesa na Diáspora.

Publicado

2016-01-11

Cómo citar

Carbonieri, D. (2016). O OLHAR DO ESTRANGEIRO AUSENTE: O DISCURSO COLONIAL SOBRE O BRASIL EM THE FATE OF A CROWN DE FRANK BAUM. Revista Literatura Em Debate, 9(17), 7–27. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1807