A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO

Autores/as

  • Mariana Cortez Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Palabras clave:

intertextualidade, ensino, leitura, literatura infantil

Resumen

Norma Discini (2003), em Intertextualidade e o conto maravilhoso, propõe uma tipologia para assimilação do texto-base, a saber: apropriação, paródia, assimilação e estilização, ou ainda, como sugerem os títulos dos capítulos da obra da autora: a desistória, a contra-história, a paráfrase e a estilização. Por essa perspectiva, a pesquisadora analisa obras que são chamadas genericamente de releituras. As obras recebem esse nome porque independentemente da forma de apropriação, seja pela negação seja pelo puro recontar, tomam o texto-base como um todo narrativo. Subvertem ou apropriam-se do começo, do meio e do final da trama narrativa. Toda estrutura e esquema narrativos são trazidos à tona para cumprir um novo propósito, e às vezes, eles aparecem com uma nova roupagem discursiva ou com alterações no percurso narrativo. Essas modificações, por vezes, alteram o nível mais básico da obra, transformando a essência do texto, seja modernizando, pensariam alguns, ou contextualizando, uma vez que as histórias viajam quase sempre por terras distantes.

A partir dessa tipologia, é objetivo do artigo que ora se apresenta identificar obras que fazem referências intertextuais, aludem a outros textos não com o intuito de recontá-los, como aquelas analisadas por Discini, mas como forma de ampliar o sentido da narrativa ou do discurso, sem, no entanto, estarem atreladas a um texto-base.  A referência que há no interior desses textos não pode ser associada à ideia de termo texto-base, visto que não interessa, necessariamente, o texto do qual surge a nova obra, mas a alusão a ele nela identificada.

Isso posto, interessa demonstrar como tais contatos intertextuais são possíveis na literatura infantil contemporânea, ou seja, quais são os tipos de citação propostas pelo gênero em questão e como tais citações, no nosso entender, ampliam o repertório de leitura da criança. Pensar sobre o leitor-criança, nesse momento é importante, já que será nas séries iniciais e com o apoio do mediador de leitura e alfabetizador que a criança será inserida no ambiente de uma leitura prazerosa e significativa. Será, então, fundamental pensar - Como ele, aluno-criança, estabelece as relações entre obras, como adquire repertório, como identifica a personagem, o tempo e o espaço da narrativa? Como sente esse expressa como leitor de literatura? Aparados por tais questionamentos, analisaremos diversas obras do cenário da literatura infantil contemporânea, buscando por meio das análises dar a ver as possibilidades de leitura dos livros infantis.

Biografía del autor/a

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Professora Adjunto I, Português Língua Adicional, Universidade Federal da Integração Latino-americana. Foi leitora do Brasil junto à Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC - Facultad de Lenguas), designada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e por processo seletivo CAPES. Professora do Seminário de Literatura Infantil e Juvenil no curso"Profesorado de Portugués;, desenvolve e coordena o Curso de Português para filhos de brasileiros residentes na Argentina - Língua portuguesa como língua de herança- projeto proposto pelo Consulado Geral do Brasil em Córdoba e Professora do Curso de Pós-Graduação Portugués lengua extranjera: sistematización de acciones comunicativas en el ámbito académico na Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua não-materna, português para falantes de outras línguas, português como língua de herança, cultura brasileira em aula de português, literaturas em língua portuguesa e literatura infantil.

Publicado

2015-02-04

Cómo citar

Cortez, M. (2015). A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO. Revista Literatura Em Debate, 8(15), 23–32. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1497