MARINA COLASANTI E OS CONTOS DE FADA NA PÓS-MODERNIDADE
Palabras clave:
Marina Colasanti, Identidade, DuploResumen
O presente artigo objetiva verificar os mecanismos de construção de identidades relacionados ao desdobramento de personalidades encontrados no conto “À procura de um reflexo” (1982), de Marina Colasanti, que apresenta uma estrutura narrativo-discursiva próxima do bildungsroman. No conto estudado, a personagem principal precisa realizar uma travessia ritualística pelos espaços de uma caverna cheia de espelhos, passando a se conhecer pelo confronto com o desconhecido, representado pela Dama dos Espelhos, entendido aqui como o duplo da protagonista. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset costuma relacionar a noção de desdobramento psíquico com o amor à própria personalidade. Assim, o mito de Narciso pode ser relido de distintas maneiras na literatura infanto-juvenil da pós-modernidade. No caso específico da produção literária de Marina Colasanti, a reelaboração de uma tradição oral dos contos de fada ocorre por meio da inserção de problemáticas pós-modernas, como a crise das identidades.Descargas
Publicado
2015-02-23
Cómo citar
Gebra, F. de M., & Ferranti, T. (2015). MARINA COLASANTI E OS CONTOS DE FADA NA PÓS-MODERNIDADE. Revista Literatura Em Debate, 8(14), 23–46. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1442
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.