POESIA E TRANSCENDÊNCIA EM A TÚNICA INCONSÚTIL, DE JORGE DE LIMA

Autores/as

  • Luciano Dias Cavalcanti UninCor - Universidade do Vale do Rio Verde

Palabras clave:

Literatura de Língua Portuguesa, Teoria Literária

Resumen

Pretendemos estudar nesse texto como Jorge de Lima estabelece a relação entre duas atividades distintas, a poesia e a religião, para a elaboração de A Túnica Inconsútil. Em nosso modo de ver, a efetiva união dessas duas perspectivas será realizada por meio da técnica da colagem surrealista, que faz uso da combinação de elementos díspares, juntamente com a exploração de topos clássicos da literatura, como o da viagem e o da ilha. Soma-se a essa prática o projeto metafísico ideológico do poeta, que pretende estabelecer a “poesia em Cristo”.

Biografía del autor/a

Luciano Dias Cavalcanti, UninCor - Universidade do Vale do Rio Verde

Pós-doutor em Literatura Brasileira na UNESP/Araraquara (2013), Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes autores e temas: Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Música Popular Brasileira e Poesia, Modernismo Brasileiro, Poesia Brasileira Século XX, Teoria da Poesia. Editor da Revista Recorte do Programa de Mestrado em Letras da Universidade do Vale do Rio Verde - Unincor. Autor de "Música Popular Brasileira e Poesia: a valorização do 'pequeno' em Chico Buarque e Manuel Bandeira". Belém/Pará: Paka-Tatu, 2007.

Publicado

2015-02-04

Cómo citar

Cavalcanti, L. D. (2015). POESIA E TRANSCENDÊNCIA EM A TÚNICA INCONSÚTIL, DE JORGE DE LIMA. Revista Literatura Em Debate, 8(15), 79–99. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1421