O GRITO E O MAR: SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO POÉTICO EM CRUZ E SOUSA
Palabras clave:
Cruz e Sousa. Poesia inicial. Escrita. Retórica. PoéticaResumen
Este texto discute um tema praticamente ignorado pela crítica literária ao longo do século passado, que é o processo através do qual a obra de Cruz e Sousa chega, nos anos 1890, à complexidade expressa por livros como Missal, Broquéis e Faróis. Essa complexidade tem precedente na própria obra do poeta que ficou dispersa, em textos publicados em periódicos catarinenses e cariocas hoje constantes, em grande parte, da Obra completa sob a tarja de “O livro derradeiro”. Em dois desses textos – o poema “Grito de guerra” e o poema em prosa “O mar” –, percebe-se a transformação da escrita em sintonia com um fato histórico, de ordem biográfica: a mudança do poeta da periferia, a então Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, para o centro, o Rio de Janeiro.
THE CRY AND THE SEA: ON THE TRANSFORMATION POETIC PROCESS IN CRUZ E SOUSA
This paper discusses a topic practically ignored by literary criticism along the last century, which is the process through the Cruz e Sousa´s work arrives in the 1890s to complexity expressed in books like Missal, Broquéis and Faróis. This complexity has precedent in texts of poet published in journals of Santa Catarina and Rio de Janeiro in the end XIX century and today presents in the Obra completa under domination of “O livro derradeiro”. Two texts – the poem “Grito de Guerra” and the prose poem “O mar” – reveals the transformation of writing in line with historical and biographical fact: changing the poet from the periphery – then Nossa Senhora do Desterro, now Florianópolis – to the center, the Rio de Janeiro.
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