“ROMANCE DE XANGÔ”: A DANÇA DO FOGO

Autores/as

  • Simone Nacaguma

Palabras clave:

ekphrasis, Vitorino Nemésio, religiosidade brasileira, orixá, Bahia.

Resumen

A partir do conceito de ekphrasis, de Claus Clüver, o presente artigo se propõe a analisar o poema ―Romance de Xangô‖, que integra o volume 9 Romances da Bahia (1952), do poeta açoriano Vitorino Nemésio (1901-1978), explicitando como a dança de Xangô, que encena o mito de origem desse Orixá, é construída ekphraticamente nesse poema, o que, por sua vez, revela o esforço singular desse poeta em compreender a cultura e a religiosidade bra-sileira.

ROMANCE DE XANGÔ‖: THE FIRE DANCE

Based on ekphrasis’ idea, Claus Clüver’s concept, this article intends to ana-lyze ―Romance de Xangô‖, a Vitorino Nemésio’s poem, wich is one of the nine poems of 9 Romances da Bahia (1952), showing how the Xangô dancing is textually recreated in this poem, what it denotes singular effort of Nemésio to understand the Brazilian religiosity and culture.

Publicado

2013-02-13

Cómo citar

Nacaguma, S. (2013). “ROMANCE DE XANGÔ”: A DANÇA DO FOGO. Revista Literatura Em Debate, 5(8), p. 283–295. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/597