A CORRELAÇÃO ENTRE TEMPO E DINHEIRO NO ENREDO DO ROMANCE OS RATOS, DE DYONÉLIO MACHADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.94-106Palabras clave:
Dyonélio Machado, Os Ratos, Tempo, Literatura brasileira, Modernismo.Resumen
Dyonélio Machado foi um escritor modernista brasileiro que se popularizou pelo seu romance Os Ratos. Este romance tem como questão elementar a relação entre o tempo e o dinheiro. O personagem vive uma jornada de 24 horas onde deve obter 65 mil réis para quitar sua dívida com o leiteiro. Neste contexto, a relação tempo e dinheiro se fazem presentes e interferem de maneira elementar no enredo. Este estudo busca demonstrar como esta relação faz com que o personagem principal, Naziazeno, tenha sua subjetividade invadida e assaltada por fatores externos relacionados à sua dívida e ao tempo para quitá-la. Para tanto, utilizar-se-á dos seguintes aportes teóricos e críticos para demonstrar o que acima foi proposto: Ricouer (2010), Nunes (2013), Agostinho (1999), Moisés (2017), Han (2021) dentre outros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.