ESPAÇO E CULTURA EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
Palabras clave:
Espaço, Cultura, Macunaíma, Mário de AndradeResumen
O presente artigo objetiva investigar a relação entre espaço e cultura em Macunaíma, de Mário de Andrade. Para tanto, são examinadas as trocas culturais proporcionadas pelo protagonista quando de seu deslocamento da Floresta Amazônica para a cidade de São Paulo. Nessa perspectiva, os trânsitos de Macunaíma por diferentes regiões do Brasil são compreendidos como basilares para o desenvolvimento da narrativa, à medida que fomentam contatos entre espaços e culturas distintos, os quais são postos em fricção pelas ações das personagens. A análise baseia-se nas discussões de Michel de Certeau (2002) sobre espaço, de Clifford Geertz (2008) a respeito da cultura e de Ruben Oliven (1984) e Sandra Pesavento (1995; 1999) acerca das mudanças sociais e urbanas no Brasil do século XX.Descargas
Publicado
2020-04-07
Cómo citar
Cechinato, N. S., & Pelinser, A. T. (2020). ESPAÇO E CULTURA EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE. Revista Literatura Em Debate, 14(26), 118–128. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3393
Número
Sección
SEÇÃO LIVRE
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.