Perdição, de Hélia Correia: um exercício sobre Antígona e sobre a posição feminina
Palabras clave:
Literatura em Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa Contemporânea, Teoria Literária, MitocríticaResumen
Na peça de nome: Perdição, um exercício sobre Antígona, Hélia Correia nos leva à Tebas, durante o período terrível da dinastia dos Labdácidas a fim de jogar a luz, mais uma vez, na figura de Antígona, heroina trágica imortalizada na peça de Sófocles.
Nesta versão, a autora mergulha na psique desta fascinante personagem; uma jovem cheia de raivas: contra o pai, que a condenou a uma errância e a privou de uma vida confortável, à tia, que julga amá-la em excesso, à estrutura social, que condena as mulheres a posições incômodas e subservientes e que, talvez por estes motivos, tenha optado em morrer.
A estrutura da peça ressalta ainda a figura de Tirésias, como observador e comentador, dos personagens vivos: Antígona e sua ama, Ismena, sua irmã, os tios e Hémon, filho destes e seu pretendente, bem como dos personagens mortos: Antígona e a Ama, percorrendo o campo de Asfódelos, em direção ao Hades.
Um exercício de reflexão sobre os mitos, sobre a situação feminina e sobre insurgência, ainda que trágica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.