A BONECA DE KOKOSCHKA DE AFONSO CRUZ – A MENTIRA QUE NÃO EXISTE NA FICÇÃO

Autores/as

  • Gabriela Silva PUCRS

Palabras clave:

literatura portuguesa contemporânea, Afonso Cruz, novíssima literatura portuguesa

Resumen

A literatura contemporânea portuguesa se caracteriza pelo afastamento dos temas nacionais e o resgate constante da história.Preocupa-se  portanto,com o afastamento da literatura de seus campos tradionais de ação. Afonso Cruz, em A Boneca de Kokoschka constrói um romance que se desloca dos temas recorrentes na literatura produzida até o final do século XX. Através  de deslocamentos temporais que são os alicerces de uma literatura preocupada com um universo intelectual, filosófico e histórico, o romance de Afonso Cruz flui em recorrências culturais que lhe concedem uma pluralidade e intertextualidade destacáveis na novíssima literatura portuguesa. A Boneca de Kokoschka é uma narrativa que abrange campos diversos e  também análogos à literatura: a pintura, a história e a música. No percurso de vida das personagens que movimentam a trama, a memória coletiva anuncia-se nas lembranças individuais e tece a história da própria boneca – um objeto estético – repleta de significados diferentes nas histórias de cada figura do romance.

Biografía del autor/a

Gabriela Silva, PUCRS

Licenciada em Letra ( FAPA), Especialista em Literatura Brasileira (PUCRS), Especialista em Leitura: Teoria e prática (FAPA), Mestre e doutora em Teoria da Literatura (PUCRS), Pós-doutorado em Literatura Comparada no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na URI, Bolsa BNPD, Capes.

Publicado

2017-12-13

Cómo citar

Silva, G. (2017). A BONECA DE KOKOSCHKA DE AFONSO CRUZ – A MENTIRA QUE NÃO EXISTE NA FICÇÃO. Revista Literatura Em Debate, 11(20), 21–36. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2633