SOBREVIDA ARTÍSTICA DE CALVERO: DO CINEMA À LITERATURA/ DE LUZES DA RIBALTA A SATOLEP
Palabras clave:
Cinema. Literatura. Personagem. Charlie Chaplin. Vitor Ramil.Resumen
O presente estudo visa analisar a categoria de personagem, no que concerne à sua transposição de uma obra de arte a outra. Por conseguinte, a abertura do texto literário ao contato com outras esferas nos direciona ao caminho da intertextualidade, da interdisciplinaridade, e, de maneira mais específica, ao fenômeno da metalepse (GENETTE, 2004). Para este fim, utilizamos como corpus de análise o filme Luzes da Ribalta (CHAPLIN, 2015), lançado em 1952, e romance Satolep (RAMIL, 2008), do ano de 2008. A relação entre as obras se estabelece pelo fato do protagonista do filme, o cômico Calvero, ser também personagem efetivo do romance, agora na condição de personagem secundário. Neste sentido, Ramil utiliza-se de Calvero por questões formais, estéticas e semânticas, na ampliação e enriquecimento do objeto artístico, produzindo uma soma criativa e instigante.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.