PERSONAGGIO UOMO E PERSONAGGIO PARTICELLA: RESQUÍCIOS DE HUMANIDADE EM KAFKA E PIRANDELLO

Autores/as

  • ANDREA QUILIAN DE VARGAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
  • Rosani KETZER UMBACH Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Debenedetti. Personaggio Particella. Kafka. Pirandello.

Resumen

Em seu conhecido ensaio Il personaggio uomo, Giacomo Debenedetti elabora uma interessante distinção entre dois tipos de personagens: personaggio uomo e personaggio particella.   O primeiro seria oherdeiro das virtudes e dos vícios do homem, uma espécie de alter ego que tinha como funçãorepresentar fielmente o ser humano nas narrativas; o segundo, protagonista dosromances modernos, é uma criatura que escapa a qualquer homogeneização,coerência ou integridade, apresentando-se diante do leitor e do próprio autorcomo uma figura alienada e com identidade incerta, contrária ao centrado edelimitado herói clássico romanesco. Neste texto buscamos aproximar o conceitode personaggio particella elaboradopor Debenedetti aos protagonistas de Metamorfose,de Kafka, e Il fu Mattia Pascal, deLuigi Pirandello.

Biografía del autor/a

ANDREA QUILIAN DE VARGAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

MESTRA EM ESTUDOS LITERÁRIOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA(UFSM), DOUTORANDA EM ESTUDOS LITERÁRIOS NA MESMA INSTITUIÇÃO.

Rosani KETZER UMBACH, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenadora da linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social.

Publicado

2016-11-09

Cómo citar

DE VARGAS, A. Q., & UMBACH, R. K. (2016). PERSONAGGIO UOMO E PERSONAGGIO PARTICELLA: RESQUÍCIOS DE HUMANIDADE EM KAFKA E PIRANDELLO. Revista Literatura Em Debate, 10(18), 147–159. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2191