A ANTROPOFAGIA MUSICAL NA POÉTICA DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores/as

  • Danilo Mercês Freitas Universidade Federal do Pará
  • Mayara Ribeiro Guimarães Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Antropofagia Musical, Mário de Andrade, Poesia brasileira.

Resumen

A antropofagia cultural é importante assunto da estética modernista, e foi a partir dela que se iniciou a compreensão de que a arte brasileira não é uma simples cópia da grande arte europeia, mas uma absorção crítica em que se consome o outro e constrói-se algo novo.Mário de Andrade configura-se assim como um antropófago, quando devora as vanguardas européias na sua escrita e as mistura com a cultura brasileira. Neste ensaio propõe-se um cotejo entre as obras Pauliceia Desvairada, Clã do Jaboti e Lira Paulistana a partir da ideia de antropofagia musical, avaliando em que medida ela se evidencia na prática poética de Mário e de que forma as escolhas musicais contribuem para a discussão da relação entre Tradição e Modernidade em sua obra. Contribuem para a discussão em torno da noção de antropofagia os textos de CAMPOS (2003) e BOPP (2008),  e WISNIK (1983) e PIVA (1990), para tratar das relações entre Literatura e Música.

Biografía del autor/a

Danilo Mercês Freitas, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, com pesquisa volada à relação entre Literatura e Música na obra de Mário de Andrade. Email: danilomerces@gmail.com

Mayara Ribeiro Guimarães, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Pará. Email: mayribeiro@uol.com.br

Publicado

2015-09-17

Cómo citar

Freitas, D. M., & Guimarães, M. R. (2015). A ANTROPOFAGIA MUSICAL NA POÉTICA DE MÁRIO DE ANDRADE. Revista Literatura Em Debate, 9(16), 42–56. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1726