A RECRIAÇÃO DOS CONTOS POPULARES E A CONSTITUIÇÃO DA NARRADORA ARQUETÍPICA NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005)

Autores/as

  • Cristiane Passafaro Guzzi UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Araraquara
  • Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/FCLAr.

Palabras clave:

transposição, contos populares, narrador, ponto de vista

Resumen

A partir do trabalho de  releitura de contos populares realizado na minissérie Hoje é dia de Maria (2005), privilegiamos o papel da voz do narrador, seja no  texto verbal ou no texto sincrético, ao verificarmos a manipulação exercida sobre os procedimentos das personagens, dos incidentes da ação, da organização temporal e da articulação dialógica de perspectivas narrativas. Tais procedimentos referem-se a uma incidência pragmática, condicionada diretamente à construção da narrativa, e que ajudam o enunciador a atingir seus objetivos de provocar, em seus destinatários, efeitos de sentido diversos, reforçando, assim, a configuração arquetípica da narradora de contos da carochinha.

Biografía del autor/a

Cristiane Passafaro Guzzi, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Araraquara

Graduada, em 2009, em Licenciatura e Bacharelado, no curso de Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara. Tem especialização concluída em 2011 em "Teorias Linguísticas e Ensino", curso de pós-graduação lato sensu oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. Foi bolsista e pesquisadora de Iniciação Científica pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com o projeto intitulado "Ver e re(vi)ver os contos populares presentes em Hoje é dia de Maria sob uma perspectiva semiótica", sob a orientação da Profa.Dra. Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan, no período de 01/07/07 a 30/06/09. É participante do Grupo de Pesquisa CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, desde março de 2007, em Araraquara, atuando como monitora bem como secretária técnica da Revista Eletrônica do Grupo. Ainda, participa do SLOVO - Grupo de estudos do discurso. Vem adquirindo experiência na área de Teoria Literária, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria da literatura, semiótica, cinema, literatura contemporânea, adaptação televisiva, estudos sincréticos, estudos sobre roteiro. Atualmente, é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da UNESP/FCLAR, com o projeto intitulado "Por uma Imagem da Literatura: a poética de Luiz Fernando Carvalho".

Archivos adicionales

Publicado

2015-02-20

Cómo citar

Guzzi, C. P., & Baldan, M. de L. O. G. (2015). A RECRIAÇÃO DOS CONTOS POPULARES E A CONSTITUIÇÃO DA NARRADORA ARQUETÍPICA NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005). Revista Literatura Em Debate, 8(14), 146–159. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1405