POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Francisco Neto Pereira Pinto Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Palabras clave:

Leitura literária, Ensino de literatura, Prática Docente.

Resumen

Trata-se de uma reflexão sobre a leitura literária realizada por alunos de uma turma de escola pública de Ensino Médio e, ao mesmo tempo, sobre o processo de ensinar literatura conforme desvelado na prática da professora Maria, enfantizando, em especial, o processo de identificação que se estabelece entre aquele que lê e o que é lido. Os resultados indicam que a professora escolhe os livros que acredita ter potencial de ressoar na subjetividade de seus alunos e eles, por seu turno, correspondem aos esforços, se empenhando, de fato, na leitura literária. A conclusão a que chegamos é que, quando arranjada a situação, os alunos leem sim literatura, e gostam. Assim sendo, o texto é um testemunho de que, em meio a tão propalada crise do ensino da literatura, experiências exitosas estão acontecendo, o que pode, certamente, muito nos ensinar.

Biografía del autor/a

Francisco Neto Pereira Pinto, Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Mestre em Ensino de Língua e Literatura, especialista em Leitura e Priodução Escrita e graduado em Letras:português/inglês.

Publicado

2014-04-14

Cómo citar

Pereira Pinto, F. N. (2014). POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Literatura Em Debate, 7(13), 151–162. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/1069