POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE
Palabras clave:
Leitura literária, Ensino de literatura, Prática Docente.Resumen
Trata-se de uma reflexão sobre a leitura literária realizada por alunos de uma turma de escola pública de Ensino Médio e, ao mesmo tempo, sobre o processo de ensinar literatura conforme desvelado na prática da professora Maria, enfantizando, em especial, o processo de identificação que se estabelece entre aquele que lê e o que é lido. Os resultados indicam que a professora escolhe os livros que acredita ter potencial de ressoar na subjetividade de seus alunos e eles, por seu turno, correspondem aos esforços, se empenhando, de fato, na leitura literária. A conclusão a que chegamos é que, quando arranjada a situação, os alunos leem sim literatura, e gostam. Assim sendo, o texto é um testemunho de que, em meio a tão propalada crise do ensino da literatura, experiências exitosas estão acontecendo, o que pode, certamente, muito nos ensinar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.