STEREOTYPES OF CHARACTERS IN CHILDREN'S STORIES ABOUT SCIENTIFIC ADVENTURES CREATED BY GenIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213

Keywords:

Narrativas infantis, Inteligência artificial, Concepções sobre cientistas, Chatbots, Personalização de conteúdo

Abstract

The proliferation of generative artificial intelligence (GenAI) means that we are witnessing a transformative change in education. While GenAI offers exciting possibilities for personalized learning and innovative teaching methodologies, its potential can end up reinforcing prejudices and perpetuating stereotypes, which raises ethical and pedagogical concerns regarding its use in the creation of stories aimed at children. This article aims to critically examine the use of GenIa in the production of children's literature, with regard to the promotion of stereotypes associated with characters who carry out scientific activities. Using an exploratory and qualitative methodology, we compared the narratives generated by four free applications available on the market. All the chatbots used followed the same prompts, and three were used. The stories were of the adventure genre, involving scientific activities related to insects. The analysis followed Content Analysis and the results show that AI is a powerful tool for promoting non-sexist narratives, capable of generating stories for children that challenge stereotypes and promote diverse gender representations. However, care must be taken, as not all chatbots were gender-equal and in some narratives there were still instances, albeit occasional, of reductionist stereotypes about scientists, which must be combated. The most important point was associated with the promotion of narratives involving children's characters, and valuing their contact with nature, in activities that involved investigations, collecting records and research, as well as the sharing of knowledge by the child researchers themselves. 

Author Biographies

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no Departamento de Zootecnia e Biologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões e Docente no Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Colligat - (Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia. Graduada em Ciências Biológicas pela UFSM (1996). Doutora pela UFSM, em Educação no Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde, apresentando como tese "O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS: SINALIZANDO POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS". Atua como docente no ensino superior desde 1998, com experiência na graduação e pós graduação, na área de Educação no Ensino de Ciências, Didática e Estágios em licenciatura. Pesquisadora sobre literatura infantil e as relações com o ensino de Ciências, espaços educativos, alfabetização científica, propostas metodológicas para o ensino de Ciências, ensino por investigação, ensino e aprendizagem, tendo dedicação especial aos anos iniciais do ensino fundamental e à formação de professores. Desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão relacionadas atua como escritora e pesquisadora na literatura infantil, com produção voltada tanto aos alunos de anos iniciais, quanto aos professores, com propósito em divulgação cientifica e enfoque ambiental. Professora Visitante Sênior na Universidade de Minho em Braga, Portugal, desenvolvendo investigações voltadas à literatura infantil e o ensino de Ciências.

Fernando José Fraga de Azevedo, Universidade do Minho

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com os cargos da Qualidade, Investigação e Internacionalização, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. Na vertente de interação com a sociedade, é o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.
Email: fraga@ie.uminho.pt; Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Estudos Integrados, Literacia, Didática e Supervisão, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga – Portugal. Telefone: 00351253601246, Fax: 00351253604250.
Para informação mais detalhada:
https://www.cienciavitae.pt/pt/E11F-8FE6-C98F
https://orcid.org/0000-0002-7373-705X

Published

2025-06-25

How to Cite

Goldschmidt, A. I., & Azevedo, F. J. F. de. (2025). STEREOTYPES OF CHARACTERS IN CHILDREN’S STORIES ABOUT SCIENTIFIC ADVENTURES CREATED BY GenIA. Literatura Em Debate, 20(35), 188–213. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.188-213