O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.148-167Keywords:
Livro didático, Leitura, Literatura, França, Brasil.Abstract
Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.