O TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUÊS E O EMBATE CENTRALIZADOR: ENCONTROS ENTRE POLÍTICA E POESIA NOS PRIMÓRDIOS MEDIEVAIS DA CONSTRUÇÃO NACIONAL PORTUGUESA
Keywords:
Processo Centralizador. Trovadores medievais. Tensões sociais.Abstract
GALEGO-PORTUGUESE TROUBADORISM AND THE CENTRALIZATION PROCESS: ENCOUNTERS BETWEEN POLITICS AND POETRY IN THE EARLY MEDIEVAL CONSTRUCTION OF THE PORTUGUSE NATIONO objetivo deste artigo é discutir as relações entre Poesia e Poder, examinando as tensões políticas e sociais da sociedade medieval portuguesa através da prática e poesia dos trovadores galego-portugueses, particularmente enfocando a questão do embate centralizador contextualizado pela Dinastia de Borgonha nos tempos de formação do reino português. Depois de uma apresentação inicial do contexto histórico, de algumas questões teóricas pertinentes à centralização e da apresentação das fontes examinadas, o texto analisa uma cantiga galegoportuguesa na qual pode ser vista uma pluralidade de sentidos de acordo com os deslocamentos da cantiga no contexto social e político. O acontecimento examinado através da análise da cantiga é a centralização monárquica a que assistimos em Portugal do século XIII.
Published
2012-11-09
How to Cite
Barros, J. D. (2012). O TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUÊS E O EMBATE CENTRALIZADOR: ENCONTROS ENTRE POLÍTICA E POESIA NOS PRIMÓRDIOS MEDIEVAIS DA CONSTRUÇÃO NACIONAL PORTUGUESA. Literatura Em Debate, 1(1). Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/414
Issue
Section
ARTIGOS
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.