O CONSELHEIRO ESTÁ NU: A SEXUALIDADE NAS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE DO MEMORIAL DE AIRES
Keywords:
Conselheiro Aires, psicanálise, inconsciente.Abstract
Fundamentada na psicanálise, a análise aqui proposta se ocupa em interpretar a linguagem do Memorial de Aires, focalizando nas formações e manifestações do inconsciente, a exemplo dos sonhos, dos chistes, dos atos falhos e das denegações. Entendendo-as como elementos estruturais da arquitetura narrativa machadiana, são colhidos os indícios que desmentem a autoimagem construída pelo narrador-personagem. Para tanto, nos valeremos dos instrumentos de análise da teoria psicanalítica criada por Sigmund Freud, enquanto que, no campo da crítica literária adotaremos, como referência, as interpretações da obra de Machado de Assis realizadas por Roberto Schwarz, John Gledson e Helen Caldwell, entre outros. Conclui-se que, apesar de Aires apresentar-se como um velho desinteressado das coisas do amor e do sexo, os jogos linguísticos de que se vale encobrem e evidenciam desejos e pulsões eróticas, satisfeitos através do olhar, dos sonhos, da escrita e dos atos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.