O PERCURSO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO EMMA ZUNZ DE JORGE LUIS BORGES

Authors

  • Antonio Rediver Guizzo Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada https://orcid.org/0000-0002-6583-8205
  • Mariana Cortez Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada
  • Micheli Martini do Nascimento Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.47-59

Keywords:

Jorge Luis Borges, Emma Zunz, Semiótica.

Abstract

O objetivo deste artigo foi analisar o percurso gerativo de sentido, mais especificamente, o percurso da construção do sujeito no conto Emma Zunz, de Jorge Luis Borges. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar a construção e transformação da personagem protagonista, de moça pacífica à assassina, capaz de executar premeditadamente um plano de vingança. Como aportes teóricos, o trabalho orienta-se na área da Semiótica Discursiva desenvolvida no Brasil pelos trabalhos de Fiorin (2002/2006), Carvalho (2011) e Barros (2000), e em estudos da fortuna crítica de Jorge Luis Borges. A partir das análises, foi possível observar que a construção discursiva da personagem aponta para duas dimensões significativas: a) certa inovação na representação literária da mulher enquanto agente de atos violentos; b) certa afirmação da emancipação feminina através da figuração do assassinato.

Author Biographies

Antonio Rediver Guizzo, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), Pós-Graduação latu sensu pela Faculdade do Iguaçu em Lingua Portuguesa e Literatura (2006), Pós-Graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR (2013), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2009); Doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE (2014). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), professor do curso de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em em Literatura Comparada (Mestrado) - PPGLC.

Mariana Cortez, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Foi leitora do Brasil junto à Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC - Facultad de Lenguas), designada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e por processo seletivo CAPES. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Linguagem, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil.

Micheli Martini do Nascimento, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2012). Atualmente é professora no Colégio Monjolo com ensino de língua estrangeira moderna - Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino da gramática e das literaturas brasileira e portuguesa.

Additional Files

Published

2023-12-18

How to Cite

Guizzo, A. R., Cortez, M., & Nascimento, M. M. do. (2023). O PERCURSO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO EMMA ZUNZ DE JORGE LUIS BORGES. Literatura Em Debate, 18(32), 47–59. https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.47-59