O PERCURSO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO EMMA ZUNZ DE JORGE LUIS BORGES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2023.18.32.47-59Keywords:
Jorge Luis Borges, Emma Zunz, Semiótica.Abstract
O objetivo deste artigo foi analisar o percurso gerativo de sentido, mais especificamente, o percurso da construção do sujeito no conto Emma Zunz, de Jorge Luis Borges. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar a construção e transformação da personagem protagonista, de moça pacífica à assassina, capaz de executar premeditadamente um plano de vingança. Como aportes teóricos, o trabalho orienta-se na área da Semiótica Discursiva desenvolvida no Brasil pelos trabalhos de Fiorin (2002/2006), Carvalho (2011) e Barros (2000), e em estudos da fortuna crítica de Jorge Luis Borges. A partir das análises, foi possível observar que a construção discursiva da personagem aponta para duas dimensões significativas: a) certa inovação na representação literária da mulher enquanto agente de atos violentos; b) certa afirmação da emancipação feminina através da figuração do assassinato.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.