UMA LEITURA ALEGÓRICA DE MACUNAÍMA: A FICÇÃO COMO REPLAY OU RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E DO PRESENTE

Authors

Keywords:

Alegoria, Macunaíma, Peter Burke.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar o romance Macunaíma (1928), de Mário de Andrade (1893-1945), entendendo sua a narrativa como um conjunto de alegorias, que, por sua vez, representam ideias sobre a formação do povo brasileiro e as suas “culturalidades”. Nesse sentido, a alegoria será estudada a partir da perspectiva de Peter Burke que coloca o referido conceito como um replay do passado. Partimos do pressuposto de que, reconstruindo o passado e o presente, essas alegorias funcionam como mecanismo de composição da ficção. Nossa análise está centrada na trajetória do protagonista, desde seu nascimento no mato-virgem, acompanhando sua ida para a “civilização”, até seu retorno ao local de origem próximo ao Uraricoera.

Author Biographies

Edinaldo Gonçalves Coêlho, Universidade Federal de Rondônia

Licenciado em Artes - Habilitação Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, SP (2014). Licenciado em História pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, PR (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, PR (2016),. Especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2016-2018) . Professor de Arte e História do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de Rondônia. Tem experiência em Artes Visuais, Teatro e Literatura. No ano de 2018 foi um dos redatores do Documento Curricular de Arte (ensino fundamental I e II) do Estado de Rondônia. Tem pesquisas desenvolvidas sobre os temas: interdisciplinaridade, história e cultura afro-brasileira e indígena, arte-educação, história da arte.

Fernando Simplício dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Fernando Simplício dos Santos é Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado ao Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (DALV) e ao Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Graduou-se em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), onde também concluiu o Mestrado em Letras, com ênfase na área de conhecimento Literatura e Vida Social. Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estudos referentes à teoria, à crítica e à história literária. 

Published

2020-04-07

How to Cite

Coêlho, E. G., & Santos, F. S. dos. (2020). UMA LEITURA ALEGÓRICA DE MACUNAÍMA: A FICÇÃO COMO REPLAY OU RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E DO PRESENTE. Literatura Em Debate, 14(26), 75–90. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3329