UMA LEITURA ALEGÓRICA DE MACUNAÍMA: A FICÇÃO COMO REPLAY OU RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E DO PRESENTE
Keywords:
Alegoria, Macunaíma, Peter Burke.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar o romance Macunaíma (1928), de Mário de Andrade (1893-1945), entendendo sua a narrativa como um conjunto de alegorias, que, por sua vez, representam ideias sobre a formação do povo brasileiro e as suas “culturalidades”. Nesse sentido, a alegoria será estudada a partir da perspectiva de Peter Burke que coloca o referido conceito como um replay do passado. Partimos do pressuposto de que, reconstruindo o passado e o presente, essas alegorias funcionam como mecanismo de composição da ficção. Nossa análise está centrada na trajetória do protagonista, desde seu nascimento no mato-virgem, acompanhando sua ida para a “civilização”, até seu retorno ao local de origem próximo ao Uraricoera.Downloads
Published
2020-04-07
How to Cite
Coêlho, E. G., & Santos, F. S. dos. (2020). UMA LEITURA ALEGÓRICA DE MACUNAÍMA: A FICÇÃO COMO REPLAY OU RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E DO PRESENTE. Literatura Em Debate, 14(26), 75–90. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3329
Issue
Section
SEÇÃO LIVRE
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.