A ALIANÇA ENTRE LEITURA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: A AUTORIA DO ALMANAQUE DO LEITOR

Authors

  • Marta Morais da Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Abstract

O Almanaque do Leitor, criado pela Editora Positivo para o Ensino de tempo integral, pretende formar leitores por meio de atividades pedagógicas nascidas de obras literárias. Essa formação tem como princípios norteadores a invenção, o tratamento lúdico, um acervo de textos de múltiplas linguagens e a composição gráfica dinâmica e variada, típica de uma publicação como o almanaque. A formação dos leitores foi organizada em três níveis gradativos e ascendentes: leitor iniciante, em processo e autônomo. O resultado do projeto é um material que, além de original, está atingindo seus objetivos em um universo, até o momento, de 20 000 alunos.

Published

2017-12-13

How to Cite

Costa, M. M. da. (2017). A ALIANÇA ENTRE LEITURA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: A AUTORIA DO ALMANAQUE DO LEITOR. Literatura Em Debate, 11(21), 75–98. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2707