PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA

Authors

  • Norma Sandra de Almeida Ferreira Unicamp
  • Lilian Lopes Martin da Silva

Abstract

Livro das Crianças (1897), de Zalina Rolim; Contos Infantis (1886) de Adelina Lopes Vieira e Julia Lopes de Almeida; Versos para os pequeninos (1886-1897), manuscrito de João Köpke, permitem uma reflexão sobre as semelhanças e as distinções entre essas obras quanto às práticas e finalidades de leitura previstas pelos autores/editores e quanto às representações de leitores nelas pressupostos. Orientadas pelos estudos da História Cultural, indagamos: como se aproximam ou se distanciam quanto aos usos e práticas ligados à leitura previstos para elas? Que leitores são pressupostos pelos autores/editores? Concluímos que: a) as práticas de leitura e as imagens de leitores pressupostos para esses livros podem ter sido responsáveis pelas trajetórias diferentes dessa produção na história da literatura para crianças; b)que Versos para os pequeninos não foi referendada para circular nas escolas públicas e tampouco editada; que a singularidade de sua configuração composicional constitui um gênero pouco explorado na história dos livros para crianças; que a finalidade prevista para Versos para os pequeninos, de forma bem mais acentuada do que em Contos infantis e Livro das crianças, caracteriza-se pela imersão na cultura oral.

Published

2017-12-13

How to Cite

Ferreira, N. S. de A., & Silva, L. L. M. da. (2017). PEQUENO LEITOR: ENTRE A LIÇÃO E A RIMA. Literatura Em Debate, 11(21), 53–74. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2706