DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Authors

Keywords:

Literatura Infantil, Livro de Imagem, Formação de Professora

Abstract

Este trabalho apresenta um curso de extensão sobre a leitura do livro de imagem ministrado para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de Florianópolis. Durante as ações desenvolvidas os professores em formação tiveram acesso a referencial teórico sobre o livro de imagem, bem como a livros de imagem que fazem parte dos acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). As discussões durante o curso colaboraram novas reflexões sobre o papel da literatura infantil e o livro de imagem nos espaços educacionais e como contribuem para o processo de formação das crianças. Pode-se concluir que o letramento literário se dá também por meio da leitura do livro de imagem, e no processo de formação docente surge como a possibilidade de professores se redescobrirem como sujeitos de aprendizagem quando se permitem aprender, e assim promover a formação de leitores.

Author Biographies

Maria Laura Pozzobon Spengler, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Desenvolvendo projeto sobre leitura de imagens na ilustração de livros infantis, especialmente em Livros de Imagem. Integra o Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina e participa do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2001). Atua como Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lider do grupo Literalise – Grupo de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de mediação Literária.

Published

2017-12-13

How to Cite

Pozzobon Spengler, M. L., & Santana Dias Debus, E. (2017). DE “APRENDICISMOS” SOBRE O LIVRO DE IMAGEM: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO. Literatura Em Debate, 11(21), 214–228. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2566