A FORMAÇÃO DOS HOMENS E A VIOLÊNCIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Keywords:
João Guimarães Rosa. Grande Sertão, Veredas. Formação dos homens. Violência.Abstract
Este artigo busca analisar o universo rosiano, imortalizado pelas páginas de Grande Sertão: Veredas, verificando, especialmente, a formação dos homens no ambiente sertanejo (re) criado por Guimarães Rosa. Pretende-se examinar quem são, como são, de que forma sobrevivem e, principalmente, como e por que as principais personagens masculinas criadas pelo autor são marcadas pela violência, a dureza e, não raro, a crueldade. Tomar-se-á como base teórica, entre outros, os estudos desenvolvidos por Antonio Candido em “O Homem dos Avessos”, os de Manuel Cavalcanti Proença, em “Don Riobaldo do Urucuia, Cavaleiro dos Campos Gerais”, de Sandra Guardini Vasconcelos, em “Homens Provisórios: Coronelismo e Jagunçagem em Grande Sertão: Veredas”, de Euclides da Cunha, em Os Sertões, bem como os estudos de Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala.Downloads
Published
2013-10-09
How to Cite
Alves, C. da S. (2013). A FORMAÇÃO DOS HOMENS E A VIOLÊNCIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS. Literatura Em Debate, 7(12), 121–138. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/822
Issue
Section
ARTIGOS
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.