CÂNONE, NEGRITUDE E IDEOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA: O CASO CRUZ E SOUSA
Keywords:
Análise do livro didático. Cânone literário. Literatura e ideologia. Literatura e identidade. Negritude.Abstract
O artigo apresenta uma proposta de leitura da poesia de Cruz e Sousa que considera a relação entre cânone e ideologia de modo a propiciar uma visão crítica de sua obra e do cânone literário brasileiro estabelecido pelos livros didáticos de ensino médio e pelos manuais universitários de História da Literatura Brasileira. Para tanto, discutimos a representação da negritude e a obsessão dos críticos em apontar a obsessão pelo branco em seus poemas, o que é considerado, geralmente, como prova de que o poeta não aceitava suas próprias cor e raça. Confrontando a crítica com a poesia do “Dante negro”, em que destacamos a análise dos poemas em prosa “Seráphica” e “Tenebrosa”, constatamos um preconceito racial – ainda que inconsciente – no discurso do cânone escolar. Por fim, considerando a análise desenvolvida, propomos um estudo do filme Cruz e Sousa – O poeta do desterro (1998), de Sylvio Bach.
CANON, NEGRITUD Y IDEOLOGÍA EN LA ENSEÑANZA DE LITERATURA: EL CASO CRUZ E SOUSA
El artículo presenta una proposta de lectura de la poesia de Cruz e Sousa que considera la relación entre canon y ideologia con el objetivo de promover una visión crítica de su obra y del canon literario brasileño estabelecido por los libros didácticos de enseñanza media y por los manuales universitarios de Historia de la Literatura Brasileña. Para atingir el fin propuesto, discutimos la representación de la negritud y la obsesión de los críticos en apuntar lo que julgan ser una obsesión por el blanco en sus poemas, lo que toman, en general, como prueba de que el poeta no aceptaba sus propias color y raza. Confrontando la crítica con la poesía del “Dante negro”, en la cual destacamos el análisis de los poemas en prosa “Seráphica” y “Tenebrosa”, constatamos el prejuicio racial – aún que inconsciente – en el discurso del canon escolar. Al término, considerando el análisis deserrollado, proponemos un estudio de la película Cruz e Sousa – O poeta do desterro (1998), de Sylvio Bach.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.