É A PAULA QUE ESTÁ A DIZER ISTO OU SOU EU?: AS MENINAS, DE AGUSTINA BESSA-LUÍS & PAULA REGO
Keywords:
Agustina Bessa-Luís. Paula Rego. As meninas. Biografia.Abstract
Este trabalho analisa a obra As meninas (2001), álbum de pinturas de Paula Rego e texto de Agustina Bessa-Luís. Embora imagens e texto formem um todo, é sobre o texto que a análise incide. No conjunto da obra de Agustina, esse trabalho se insere em duas categorias: a das biografias e a das obras iconográficas (fotografias, pinturas) comentadas, interpretadas ou acompanhadas de palavras da autora. É como registo biográfico peculiar que o texto vai interessar, pois as pinturas da série As meninas são lidas como índices de certos biografemas de Paula Rego e comparados com autobiografemas.
IS IT PAULA WHO IS SAYING SO, OR MYSELF?: AGUSTINA BESSA-LUÍS & PAULA REGO’S AS MENINAS
This paper analyses As Meninas (2001), a collection of paintings by Paula
Rego with a text by Agustina Bessa-Luís. Although the text and the paintings form a whole, the analysis will be focused on the text. This text can be placed into two different categories of Agustina's work: that of biographies and that of iconographic works commented upon or
illustrated by the author (photographies, paintings). The text is interesting when analysed from biographical point of view, as the paitings of the As meninas series can be analysed as discreet elements of Paula Rego's biography and compared to discreet elements of Agustina Bessa-Luís´ autobiography.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.