A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Authors

Keywords:

Formação de Leitores, Comunidade Leitora, Leitura Literária

Abstract

Este artigo tem como objeto as relações entre a literatura e a formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O texto tem como objetivo defender e justificar a necessária presença de textos literários desde o começo do processo de alfabetização das crianças, apoiado na experiência prática da constituição de bibliotecas de sala, do desenvolvimento de círculos de leitura e da formação de comunidades leitoras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Como perspectiva teórica, parte-se do conceito de prática cultural, de Roger Chartier, das relações entre oralidade e alfabetização, pensadas a partir de Claudemir Belintane, das comunidades leitoras, apoiadas em Marlène Lebrun, e da definição de literatura como direito e como organizadora do caos, desenvolvida por Antonio Candido.

Author Biographies

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

É Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP (FE-USP), mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FE-USP. Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura, e por questões relativas ao ensino da escrita e da produção textual. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP), é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe/UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; alfabetização, oralidade e leitura literária; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

Natália Bortolaci, USP

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, professora da Escola de Aplicação da USP.

Published

2017-12-13

How to Cite

de Oliveira, G. R., & Bortolaci, N. (2017). A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Literatura Em Debate, 11(21), 99–113. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2568