AUGUSTO DOS ANJOS OU UM EU PARA ALÉM DO PURO BIOGRAFISMO
Palavras-chave:
Augusto dos Anjos. Estatuto do sujeito poético. Biografismo. Errância. Noite.Resumo
O intuito principal deste ensaio é, à beira do centenário de Eu, pensar o estatuto do sujeito poético na poesia canônica de Augusto dos Anjos. Na primeira metade do texto fica evidenciada, a partir de uma análise detida dos elementos biográficos e autobiográficos relacionados à poesia augustiana, uma tentativa de superação do biografismo. Este tende a promover o espelhamento entre ficção e realidade, representado entre outros, pelo clássico estudo de Ferreira Gullar sobre Augusto dos Anjos. Já na outra metade, ao analisar a simbologia da noite e o conceito de errância, em grande parte presente na visão de Michel Serres, fica evidenciada a fragmentação e a pluralidade do “eu”. Nesse sentido, também é mencionada a visão de Octavio Paz sobre a questão do “eu”. Assim, vislumbra-se uma saída para o problema da autoria, sem cair no extremo oposto do biografismo, ou seja, na negação do autor.
AUGUSTO DOS ANJOS O UNO YO PARA ALLÁ DE LA PURA BIOGRAFÍA
El objetivo principal de este ensayo – en la proximidad del centenario de Eu – es pensar el estatuto del sujeto poético en la poesía canónica de Augusto dos Anjos. En la primera mitad del texto se desprende, desde un análisis cuidadosa de los elementos biográficos y autobiográficos relacionados a la poesía augustiana, una tentativa de superación de la biografía. Esto tiende a promover la creación de reflejos entre la ficción y la realidad, representada entre otros, por el estudio clásico de Ferreira Gullar sobre Augusto dos Anjos. En la outra mitad, al analizar el simbolismo de la noche y el concepto de errático, que en gran parte se encuentra en el punto de vista de Michel Serres, se deja evidenciar la fragmentación y la pluralidad del “yo”. En este sentido, también se menciona el punto de vista de Octavio Paz sobre el tema del “yo”. Por lo tanto, conjeturase una solución al problema de la autoria sin caer en el extremo opuesto de la biografía, es decir, en la negación del autor.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.