DOCUMENTÁRIO É POESIA? REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O CINEMA DE NÃO-FICÇÃO E A LITE-TURA

Autores

  • Cássio dos Santos Tomaim

Palavras-chave:

Documentário, Literatura, Representação, Subjetividade.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões introdutórias sobre as relações possíveis entre o documentário e a literatura. Tendo em vista o maior interesse dos estudos de Cinema-Literatura pelo filme de ficção, nota-se um detrimento do cinema de não-ficção devi-do a sua própria natureza e tradição informativa, objetiva e expositiva, atrelando-o a uma no-ção de reprodução da realidade. Negligencia-se ao gênero qualquer capacidade subjetiva. Mas a partir de interpretações de autores como Bill Nichols, que compreende o documentário co-mo representação da realidade, podemos transcender esta barreira para relacioná-lo com a literatura, seja pelo seu teor testemunhal em filmes de narrativas performáticas, seja por pro-postas estéticas diversas ao biografar autores literários, assim como as características do pró-prio documentário que lhe possibilita assimilar o poético.

DOCUMENTARY IS POETRY? INTRODUCTORY REFLECTIONS ON THE POSSIBLE DI-ALOGUE BETWEEN NON-FICTION CINEMA AND THE LIERATURE

 

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Publicado

2013-02-13

Como Citar

Tomaim, C. dos S. (2013). DOCUMENTÁRIO É POESIA? REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE OS DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O CINEMA DE NÃO-FICÇÃO E A LITE-TURA. Revista Literatura Em Debate, 5(8), p. 16–35. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/579