EL SOL DEL PORVENIR: LA CANCIÓN EN LA RESISTENCIA ITALIANA
Palavras-chave:
Italia. Segunda Guerra Mundial. Resistencia (1943-1945). Canción partidista.Resumo
El periodo de la Resistencia es el último momento prolífico del canto social
italiano, a pesar de que las canciones de esta época representan reelaboraciones de motivos anteriores. El cancionero partidista es muy amplio, pero las canciones sólo se diferencian por microvariaciones o por la adición de estrofas. Sin duda, la canción más conocida de la
Resistencia italiana es Bella ciao. Esa canción como himno de la Resistencia es pero una tradición inventada durante los años sesenta para motivos políticos. A nivel lexical las canciones de esos años se centran en la oposición libertad (o victoria) / muerte, la constante referencia a la traición de los fascistas, el mito de la montaña y del rebelde, el culto de los líderes y de los héroes.
O SOL DO FUTURO: A CANÇÃO DA RESISTÊNCIA ITALIANA
O período da Resistência é a última vez prolífica da canção social italiana. Isto apesar de as canções deste período representam elaborações das causas acima. A canção do partidários é muito vasta, embora as canções diferem apenas microvariations ou pela adição de estrofes. Sem dúvida, a canção mais conhecida a resistência italiana é Bella ciao, que como
um hino da resistência é uma tradição inventada ad hoc durante os anos sessenta, por razões políticas. Nível lexical — obviamente —as canções daquele ano, o foco da oposição sobre a liberdade (ou ganhar) / morte, a constante referência à traição do fascista, o mito da montanha e do rebelde, a adoração do líderes e heróis.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.