OLGA E O MENINO DO PIJAMA LISTRADO: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA
Palavras-chave:
Holocausto. História. Memória.Resumo
A narrativa biográfica da história de Olga (2003), de Fernando Morais, assim como a narrativa ficcional da história de O menino do pijama listrado (2007), de John Boyle, ao buscarem representar situações históricas determinadas ligadas ao drama do Holocausto, inserem-se na chamada Literatura da Shoah, que hoje desperta grande interesse histórico e literário, graças às suas condições particulares. A literatura adquire, portanto, o teor testemunhal, assumindo o papel de resgate da memória histórica. Isso porque ambas as obras têm em comum o fato de serem diferentes maneiras de testemunhar uma época histórica, um contexto ímpar de dramas e horrores que, por suas especificidades na história do ser humano, precisam recorrer à memória para se fixar no tempo e no espaço. Nesses livros, o biográfico e o ficcional se entrelaçam na denúncia de uma época obscura na história da humanidade, por meio de uma série de relações que podem ser estabelecidas entre História e memória.
OLGA Y O MENINO DO PIJAMA LISTRADO: RELACIONES ENTRE HISTORIA Y MEMORIA
El relato biográfico de la historia de Olga y la ficcionalización de El niño con el pijama de rayas, por representar a determinadas situaciones históricas relacionadas con el drama del Holocausto, son parte de la llamada literatura de la Shoah, que hoy despierta grán interés historico y literario, gracias a sus condiciones partoculares. La Literatura asume un
carácter de testigo y de recuperación de la memoria histórica. Eso porque las obras tienen en común que son maneras diferentes de tratar un momento histórico, un contexto único de los dramas y los horrores que, por sus especificidades en la historia de ser humano, necesitan
recurrir a la memoria para que se queden en el tiempo y en el espacio . En estas obras, la biografía y la ficción se entrelazan en la denuncia de una era oscura en la historia de la humanidad, por medio de diversas relaciones que se puede establecer entre la Historia y la memoria.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.