A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E REFLEXÃO CRÍTICA PELA VIA DE AÇÕES INTEGRADAS COM A LINGUAGEM: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.193-213Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, documentos oficiais, cidadania, reflexão crítica, linguagem.Resumo
Pretende a reflexão acerca da contrarreforma denominada “Novo Ensino Médio”, ao encontro da análise de documentos que a embasam, objetivando investigar o que expressam acerca do desenvolvimento da cidadania e da reflexão crítica dos discentes, no que tange aos processos de ensino-aprendizagem mediados pela linguagem. Dialoga com Sacristán (2013), Silva (2016), Libâneo (2008, 2014), Goodson (1995), Covre (1986), Pinsky (1999), e Mikhail Bakhtin e seu Círculo (Volochinóv, 2017; Bakhtin, 2016). Trata-se de pesquisa desenvolvida no âmbito de estudos de mestrado, de base qualitativa, com realização de análise documental. Evidencia as motivações políticas, econômicas e sociais envolvidas na contrarreforma e interpela o referido currículo no sentido de sua contribuição para uma prática pedagógica que proporcione o incremento da cidadania e reflexão crítica dos discentes, haja vista que seu engessamento acaba por impedir o desenvolvimento de ações que possibilitem a participação dos estudantes em atividades linguístico-discursivas integradas, que os permitam se colocar, responsiva e responsavelmente, mediante os diferentes discursos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.