A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E REFLEXÃO CRÍTICA PELA VIA DE AÇÕES INTEGRADAS COM A LINGUAGEM: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.193-213

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, documentos oficiais, cidadania, reflexão crítica, linguagem.

Resumo

Pretende a reflexão acerca da contrarreforma denominada “Novo Ensino Médio”, ao encontro da análise de documentos que a embasam, objetivando investigar o que expressam acerca do desenvolvimento da cidadania e da reflexão crítica dos discentes, no que tange aos processos de ensino-aprendizagem mediados pela linguagem. Dialoga com Sacristán (2013), Silva (2016), Libâneo (2008, 2014), Goodson (1995), Covre (1986), Pinsky (1999), e Mikhail Bakhtin e seu Círculo (Volochinóv, 2017; Bakhtin, 2016). Trata-se de pesquisa desenvolvida no âmbito de estudos de mestrado, de base qualitativa, com realização de análise documental. Evidencia as motivações políticas, econômicas e sociais envolvidas na contrarreforma e interpela o referido currículo no sentido de sua contribuição para uma prática pedagógica que proporcione o incremento da cidadania e reflexão crítica dos discentes, haja vista que seu engessamento acaba por impedir o desenvolvimento de ações que possibilitem a participação dos estudantes em atividades linguístico-discursivas integradas, que os permitam se colocar, responsiva e responsavelmente, mediante os diferentes discursos sociais.

Biografia do Autor

Regina Godinho de Alcântara, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Pós-doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael-Puc/SP). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na Linha Educação e Linguagens (2014). Possui Mestrado pelo PGGE/CE/UFES, na Linha de Educação e Linguagens (2006). Licenciada em Letras - Português. Professora Adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação/ Centro de Educação/Ufes. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes/campus Goiabeiras) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes/campus Alegre). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cnpq - Estudos e Pesquisas em Processos de Apropriação da Língua Portuguesa - Gepalp. É professora de Língua Portuguesa, com experiência em formação de professores, atuando com temáticas referentes ao ensinoaprendizagem de línguas maternas, estudos linguísticos, didática e metodologia da Língua Portuguesa, Educação Escolar Indígena, Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Paixão, N. M. S. da, & Alcântara, R. G. de. (2024). A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E REFLEXÃO CRÍTICA PELA VIA DE AÇÕES INTEGRADAS COM A LINGUAGEM: O QUE NOS DIZEM OS DOCUMENTOS. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 193–213. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.193-213