O CABELO COMO ELEMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NA CRIANÇA EM LIVROS INFANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.40-53

Palavras-chave:

Identidade, Análise Crítica do Discurso, Infância, Literatura.

Resumo

Muitas são as angústias e conflitos que permeiam a vida das crianças negras com cabelo crespo na infância, por não compreender a origem e cultura relacionada ao cabelo, muitas vezes essa etapa reverbera em sofrimento. Para tanto questiona-se a legitimidade do discurso proposto nos livros infantis se estes contribuem ou não para o resgate da identidade. Objetiva analisar o cabelo como elemento da representação da identidade na criança, bem como a conscientização crítica do elemento cabelo como representação da identidade, além de contribuir para a formação da identidade da criança afro-brasileira. Propõe-se uma Análise Crítica do Discurso do livro ‘O cabelo de Lelê’ da autora Valeria Belém. Refere a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e tem como categoria a análise do discurso crítica. Contribuíram Orlandi (2020), Fairclough (1989; 2001), Halliday (2004), Magalhães (2004) Domingues (2005), Coutinho (2001), Palhares (2012), Gomes (2023) Guimarães (2013) Mariosa e dos Reis (2011).

Biografia do Autor

Lélia de Almeida Arraes Freitas, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora alfabetizadora efetiva no Município de Senador Canedo Goiás e escritora de literatura infantil.

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGIELT/UEG). Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutora em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestra em Educação (PUC-Goiás). Graduada em Letras (UEG). 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Freitas, L. de A. A., & Rodrigues, O. S. (2024). O CABELO COMO ELEMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NA CRIANÇA EM LIVROS INFANTIS. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 40–53. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.40-53