LITERATURA, ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
REFLEXÕES A PARTIR DE “ELOGIO DA LITERATURA”, DE Z. BAUMAN E R. MAZZEO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.03-22Palavras-chave:
Leitura. Literatura. Ética. Educação. Capacidades.Resumo
Pretende-se neste ensaio teórico validar argumentativamente o incentivo à institucionalização de horários específicos para a leitura pelas escolas em tempo integral. Supõe-se que a imersão hermenêutica nas obras de literatura, pedagogicamente conduzida na perspectiva da formação integral, possibilita aos estudantes sua capacitação para a cidadania democrática, além de sua preparação para o trabalho. A construção do texto está focada na questão da ética pertinente ao trabalho pedagógico na contemporaneidade. Elogio da Literatura, de Z. Bauman e R. Mazzeo (2020), é a obra literária tomada como objeto privilegiado de interlocução. Metodologicamente, ensaia-se pensar as questões ético-pedagógicas a partir da experiência da leitura (Brayner, 2015), o que implica seguir a abordagem teórico-metodológica hermenêutico-crítica. Por esta via, resulta que a formação a ser promovida pelas escolas abrangerá não apenas as capacidades pertinentes à dimensão técnico-instrumental da razão humana, mas também as capacidades interpretativas, comunicativas, reflexivas, críticas e artísticas da razão discursiva.
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