LITERATURA, ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

REFLEXÕES A PARTIR DE “ELOGIO DA LITERATURA”, DE Z. BAUMAN E R. MAZZEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.03-22

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Ética. Educação. Capacidades.

Resumo

Pretende-se neste ensaio teórico validar argumentativamente o incentivo à institucionalização de horários específicos para a leitura pelas escolas em tempo integral. Supõe-se que a imersão hermenêutica nas obras de literatura, pedagogicamente conduzida na perspectiva da formação integral, possibilita aos estudantes sua capacitação para a cidadania democrática, além de sua preparação para o trabalho. A construção do texto está focada na questão da ética pertinente ao trabalho pedagógico na contemporaneidade. Elogio da Literatura, de Z. Bauman e R. Mazzeo (2020), é a obra literária tomada como objeto privilegiado de interlocução. Metodologicamente, ensaia-se pensar as questões ético-pedagógicas a partir da experiência da leitura (Brayner, 2015), o que implica seguir a abordagem teórico-metodológica hermenêutico-crítica. Por esta via, resulta que a formação a ser promovida pelas escolas abrangerá não apenas as capacidades pertinentes à dimensão técnico-instrumental da razão humana, mas também as capacidades interpretativas, comunicativas, reflexivas, críticas e artísticas da razão discursiva.

Biografia do Autor

Livio Osvaldo Arenhart, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciado em Pedagogia e Filosofia. Mestre e Doutor em Filosofia. Pós-Doutor em Educação nas Ciências e Pós-Doutor em Direito. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. Professor de Filosofia, Fundamentos da Educação e, no PPG de Desenvolvimento e Políticas Públicas, Metodologia da Pesquisa e Estudos Avançados de Epistemologia. Coordenador Adjunto do curso de Pedagogia.

Amabilia Beatriz Portela Arenhart, Faculdade CNEC de Santo Ângelo (CNEC)

Bacharel em Psicologia e Direito. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Doutora em Educação nas Ciências. Professora na Faculdade CNEC de Santo Ângelo. Psicóloga na Secretaria de Educação do Município de Entre-Ijuís.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Arenhart, L. O., & Arenhart, A. B. P. (2024). LITERATURA, ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE “ELOGIO DA LITERATURA”, DE Z. BAUMAN E R. MAZZEO. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 3–22. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.03-22