É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LAGARTAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS: OS TIPOS DE CURRÍCULO EXPLICADOS POR MEIO DAS ALEGORIAS PRESENTES NA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.261-273

Palavras-chave:

currículo formal, currículo real, currículo oculto, O Pequeno Príncipe.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo elucidar alguns dos aspectos fundamentais das teorias sobre currículo por meio das situações e personagens encontradas na obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Com base nos estudos sobre currículo realizados por Apple (2002), Arroyo (2007), Moreira (2009), Sacristán (2013) e Silva (2016), pretende-se asseverar a importância do currículo na prática pedagógica dos educadores, buscando tornar compreensível que os documentos curriculares formalizados estão imbuídos de ideologias capazes de afetar o processo de ensino-aprendizagem. A partir desta investigação bibliográfica, e através do diálogo com a obra de Saint-Exupéry, evidenciou-se a não-neutralidade do currículo enquanto documento formalizado e a relevância do seu estudo para a compreensão de como os três tipos/níveis de currículo distintos interferem no cotidiano escolar. Percebeu-se a urgência em restaurar o status do educador como pesquisador/estudioso em educação, opondo-se à conformação ao papel de simples operário da educação, responsável pela reprodução de um ordenamento curricular capacitista e em sintonia somente com as demandas do mercado de trabalho. Por fim, constatou-se a extrema importância de que o conhecimento dos educadores sobre as teorias de currículo ultrapasse o currículo oficial/prescrito, comumente aceito como o “único tipo”, por ser formalizado e verticalizado.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Machado, T. R., & Paim, M. M. W. (2024). É PRECISO QUE EU SUPORTE DUAS OU TRÊS LAGARTAS SE QUISER CONHECER AS BORBOLETAS: OS TIPOS DE CURRÍCULO EXPLICADOS POR MEIO DAS ALEGORIAS PRESENTES NA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE”. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 261–273. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.261-273