DE LILITH À POMBAGIRA: LITERATURA E ARTE PARA DECOLONIZAR CORPOS E MUNDOS
Resumo
Apresentam-se proposições de pesquisas em andamento que articulam arte e educação na busca de subsídios para a formulação de intervenções pedagógicas feministas decoloniais. A intenção é repensar corpo/sexos/gêneros/raças/mundos para fabular outros modos de habitar os corpos e de performar o feminino desde perspectivas outras que descolonizem o pensamento. Investigam-se as figurações do feminino e suas relações com mitos, contos, lendas e iconografia popular de diferentes tradições. A constituição do arquivo de pesquisa ocorre por meio das proposições de análise das imagens de Warburg e Didi-Huberman, tendo como referencial analítico o feminismo decolonial, as filosofias africanas e ameríndias e o pensamento da diferença de Deleuze e GuatarriDownloads
Publicado
2021-12-20
Como Citar
Giudice Narvaz, M. (2021). DE LILITH À POMBAGIRA: LITERATURA E ARTE PARA DECOLONIZAR CORPOS E MUNDOS. Revista Literatura Em Debate, 15(27), 35–46. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4042
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.