OS PERFIS DO LEITOR EM UM CLUBE DE LIVROS: RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Literatura, Linguagens

Resumo

A partir da temática dos perfis de leitor em um clube de assinatura de livros, a TAG – Experiências Literárias, este trabalho tem como objetivo delinear os perfis de leitor, conforme contribuições de Santaella (2007, 2013), e aplicá-los ao leitor da TAG. O corpus deste trabalho provém de recorte da coleta de dados realizada por meio de formulário on-line aplicado em uma amostra de 190 assinantes do clube. Para analisá-los, a fundamentação teórica está apoiada nos estudos de Petit (2009), Jouve (2002), Bordini e Aguiar (1988), sobre leitura e leitores. Este estudo desenvolveu-se mediante pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, mediante pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os resultados permitem a ampliação do perfil do leitor ubíquo e indicam que diante da leitura dos materiais há ressignificação à medida que há interação com outros leitores.

 

PALAVRAS-CHAVE: Clube de livros. Ressignificação da leitura. Perfis do leitor. Leitor ubíquo.

Biografia do Autor

Mayara Corrêa Tavares, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Letras, na linha de pesquisa de Leitura e Formação do Leitor, na Universidade de Passo Fundo. Mestra em Letras pela mesma instituição.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUCRS) com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor de Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. 

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Corrêa Tavares, M., & de Freitas, E. C. (2022). OS PERFIS DO LEITOR EM UM CLUBE DE LIVROS: RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA. Revista Literatura Em Debate, 16(28), 45–65. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3715