O LEITOR LITERÁRIO BRASILEIRO: A CULTURA DO HYPERLINK COMO PROCESSO NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Ulisses De Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

gêneros literários, hyperlink, leitor literário, novas realidades, tecnologia.

Resumo

O artigo pretende discutir a questão do leitor literário brasileiro na atualidade, com foco na mudança epistemológica da leitura e, paralelamente, indicar uma estratégia de ensino dos gêneros literários no contexto brasileiro que preserve, ao mesmo tempo, novas concepções de leitura, ideologias, suportes tecnológicos para o texto e as novas realidades do século XXI. O modelo de ensino literário pode ser idealizado a partir da aplicação da bidirecionalidade do hyperlink para apresentar o livro como alvo e âncora no processo educacional.

Biografia do Autor

Ulisses De Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ulisses Oliveira é Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sao Paulo) e possui Mestrado na mesma área pela mesma universidade. Atualmente, atua como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde leciona disciplinas correlatas às áreas de Língua Inglesa e Linguística. Além disso, atua no curso de Pós-Graduação (PROFLETRAS) na UFMS, orientando alunos e ministrando disciplinas correlatas ao ensino de Língua Portuguesa. Ele foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Coordenador do LEP (Laureate English Program) da Laureate International Universities e professor de Inglês na Escola de Negócios na Universidade Anhembi Morumbi, onde ajudou na implementação e, mais tarde, esteve a cargo de desenvolver a disciplina de Inglês na Escola de Negócios e Hospitalidade. A Universidade Anhembi Morumbi é membro da Laureate International Universities e tem como um de seus objetivos principais a internacionalização. Ficou decidido, à época, que a implementação do curso de Inglês seria na modalidade híbrida blended learning. Durante esse período, Ulisses lecionou Inglês para Marketing, Administração, Comércio Internacional, Hospitalidade, Turismo e Relações Internacionais. Ulisses também realiza pesquisa na área de ICT, com enfoque em blended e tandem learning para disciplinas curriculares de ensino integrado de língua estrangeira e conteúdos diversos para alunos de graduação. Na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, Ulisses desenvolve pesquisas na interface entre literatura e línguística, com enfoque na análise da transitividade, persuasão e ideologia. Ainda, possui experiência em Filologia Portuguesa e estudos diacrônicos envolvendo cantigas medievais Galego-Portuguesas, literatura barroca e modernismo.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

De Oliveira, U. (2022). O LEITOR LITERÁRIO BRASILEIRO: A CULTURA DO HYPERLINK COMO PROCESSO NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Literatura Em Debate, 16(28), 2–21. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3457