INTERCONEXÕES ENTRE LITERATURA E ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS PARA AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

  • DANIELE Ribeiro de Faria Universidade Federal de Lavras
  • Vanderlei Barbosa Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Literatura, Discurso, Teorias Pós-Críticas, Representação, Gênero

Resumo

Com o advento dos estudos pós-críticos, abre-se um leque de possibilidades para interrogar e problematizar os discursos dominantes e penetrar nas diversas áreas do saber, entre elas, a Literatura. Dessa forma, é apresentada a importância de se inserir, por meio das discussões suscitadas, o caráter construído e provisório das representações de gênero e sexualidade, a diversidade dos sentidos ficcionais que vão se formando e a intersecção entre o estético e o político da obra literária. A investigação de cunho pós-crítico busca observar não somente o texto literário, mas interrogar o que há por trás dele, de onde parte esse discurso autorizado, quais modos de subjetivação estão em funcionamento. Por fim, propõe-se uma leitura que seja capaz de reconhecer o texto literário com toda a sua multiplicidade de discurso, como um espaço de confronto de linguagem, ambiguidades, contradições e também como lugar de resistência e rupturas.

Biografia do Autor

DANIELE Ribeiro de Faria, Universidade Federal de Lavras

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2016), tendo atuado na linha de pesquisa Gênero e Diversidades na Educação, sob a orientação do prof. Dr. Vanderlei Barbosa. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (2009). Atualmente é servidora técnico-administrativa em educação da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade na contemporaneidade: a problemática da Formação Docente - Fesex, do Departamento de Educação (DED/UFLA), coordenado pela prof. Dra. Claudia Maria Ribeiro. Áreas de interesse: Gênero, sexualidades, feminismos, mulheres na literatura, pós-estruturalismo, Estudos Culturais.

Vanderlei Barbosa, Universidade Federal de Lavras

Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de Lavras - UFLA. Doutor em Educação na área Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP. Mestre em Educação na área Ensino Superior e Avaliação Institucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas ? PUC-Campinas. Licenciatura Plena em Filosofia e Bacharel em Teologia, também, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas ? PUC-Campinas. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFLA. Foi Pró-Reitor Acadêmico do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL. Foi Secretário Municipal de Educação de Inconfidentes/MG. Vice-Reitor do Instituto de Filosofia do Estigmatinos. Reitor do Instituto de Teologia dos Estigmatinos e Reitor do Instituto de Filosofia dos Estigmatinos. Principais áreas de atuação: Filosofia da Educação, Pensamento Latino Americano, Ética, Pensamento Católico e Teoria Política. Autor de vários artigos científicos e do livro Da Ética da Libertação à Ética do Cuidado.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Faria, D. R. de, & Barbosa, V. (2020). INTERCONEXÕES ENTRE LITERATURA E ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS PARA AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Revista Literatura Em Debate, 14(26). Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3395