ESPAÇO E CULTURA EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores

Palavras-chave:

Espaço, Cultura, Macunaíma, Mário de Andrade

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a relação entre espaço e cultura em Macunaíma, de Mário de Andrade. Para tanto, são examinadas as trocas culturais proporcionadas pelo protagonista quando de seu deslocamento da Floresta Amazônica para a cidade de São Paulo. Nessa perspectiva, os trânsitos de Macunaíma por diferentes regiões do Brasil são compreendidos como basilares para o desenvolvimento da narrativa, à medida que fomentam contatos entre espaços e culturas distintos, os quais são postos em fricção pelas ações das personagens. A análise baseia-se nas discussões de Michel de Certeau (2002) sobre espaço, de Clifford Geertz (2008) a respeito da cultura e de Ruben Oliven (1984) e Sandra Pesavento (1995; 1999) acerca das mudanças sociais e urbanas no Brasil do século XX.

Biografia do Autor

Natalia Susin Cechinato, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul.

André Tessaro Pelinser, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Cechinato, N. S., & Pelinser, A. T. (2020). ESPAÇO E CULTURA EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE. Revista Literatura Em Debate, 14(26), 118–128. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3393